Os Melhores Carros Da Década: Citröen Xsara WRC

Sucesso absoluto: Xsara WRC

Era questão de tempo um carro do WRC aparecer na nossa seção Os Melhores Carros Da Década. Mas a questão é: qual dos dois carros da Citröen foi melhor: o Xsara ou C4? A questão vai além disso, pois o Xsara foi um carro vencedor e serviu de base para o C4, que correu o risco de nunca ter colocado suas rodas na terra!

O Xsara é, simplesmente, o carro mais bem sucedido no WRC.  Seu brilhante desempenho esta intimamente ligado ao super campeão Sebastien Loeb. E foi com o francês que o Xsara apresenta os melhores números: 28 vitórias, 3 títulos mundiais de pilotos consecutivos (2004/2005/2006) e 3 títulos no mundial de construtores. Além disso, o carro chegou ao pódio 78 vezes! Além de Loeb, Jesus Puras, Carlos Saiz e Fançois Duval são os outros pilotos que venceram com o Xsara.

O carro era tão bom que Petter Solberg participou de várias provas do mundial do ano passado com ele, sempre apresentando um alto grau de desempenho.

Petter Solberg e seu Xsara 2006 no WRC do ano passado.

Ficha técnica:

Motor 2.0 16 válvulas, com turbo Garrett e controle eletrônico Magnetti Marelli, desenvolve 300 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 53 m.kgf a 4.000 rpm. O motor era montado com uma inclinação de 30° para trás, para melhorar a distribuição de peso.

O câmbio:  sequencial de seis marchas, dupla embreagem com discos de carbono e tração permanente nas 4 rodas.

As suspensões são McPherson com molas helicoidais em ambos os eixos, sem o uso dos braços arrastados com barras de torção na traseira do Xsara de rua. Os amortecedores vêm da Extrem Tech e as barras estabilizadoras podem ser ajustadas a bordo.

Um forte abraço

Esse post foi publicado em Citröen, Curiosidades, Duval, Esporte, Esportes, Loeb, McRae, Pessoal, Rally, Rally Monte Carlo, Saiz, Solberg, Uncategorized, WRC, Xsara WRC e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para Os Melhores Carros Da Década: Citröen Xsara WRC

  1. Pipe disse:

    Boa lembrança mesmo. Esse carro já apareceu lá no blog, merece o reconhecimento por tudo que representou como vc disse. E além do mais eu acho maneirsíssimo, não sei se prefiro o azul ou o vermelho. Mas como o Alysson disse a versão de rali é bem melhor que a de rua, que por sinal dirigi por um bom tempo pois era o carro da minha mãe há alguns anos atrás, rsrs.
    Ótimo post cara, abraço.

    Curtir

  2. leandro, bela homenagem ao francês que sem sombra de dúvidas sucedeu bem o Citroën ZX nas provas, porém este não teve muito sucesso no WRC e sim no Paris Dakar no início dos naos 1990, o Xsara sem sombra de dúvidas é tudo o que você comentou, além de ter ficado bem melhor vestido à Rali que a versão das ruas.

    ótimo post.

    abs.

    Curtir

Os comentários estão encerrados.