Cadê a ética?

Para aqueles que acham que se você é um funcionário de uma empresa e deve cumprir ordens, sem se importar com a ética e a moral, deveriam tomar muito cuidado com os passos que você dá em sua vida.

Vamos supor que você é um engenheiro e seu chefe manda você projetar uma ponte com produtos de baixa qualidade e fora das especificações mínimas de segurança, você aceitaria?

Ou então você trabalha na polícia, é um soldado da PM e seu superior, um oficial, manda você fazer parte de um sistema de corrupção. Você aceitaria?

Ou então vamos pegar mais leve e supor que você é um goleiro (imagine que seja um bom goleiro, rsrsrs) de um time de várzea e que esta prestes a ganhar o campeonato da cidade, porém o time que esta na segunda posição lhe oferece 100,00 reais para você tomar um gol e perder o campeonato. Você aceitaria?

Coloquei várias opções e situações diferentes para que você veja que, caso você faça a opção pelo caminho corrupto, sujo, promíscuo, você esta sendo antiético, sujo, imoral. Além disso, você estará  sujeito a punições: perda de emprego,  perda da licença (no caso do engenheiro) e prisão. Do pessoal da pelada você ia tomar muita porrada e nunca mais ia jogar em time algum. Resta saber se a FIA irá tomar alguma providência. Só para lembrar, na época de Schumacher e Barrichello, o jogo de equipe, dessa forma tão inescrupulosa, ainda não estava alheio à punições. Hoje o regulamento prevê punições para este tipo de atitude antidesportiva.

Recentemente aconteceu um caso parecido com um amigo, em que seu chefe pediu para que ele fizesse um projeto fora dos padrões de segurança. Claro que ele não aceitou o pedido e acabou brigando e, consequentemente, o clima dentro a empresa ficou insurportável.

A empresa atrasou seu salário e suas férias, obrigando o meu amigo a pedir as contas e cobrar tudo em juízo. Porém, depois de muitas indas e vindas, ele largou pra lá porque a sujeira era muita e quando mais mexe, mais fede.

Hoje ele trabalha em outra empresa, é respeitado no meio, esta recebendo em dia e seu salário é superior ao anterior.

Que fique de lição.

Anúncios
Esse post foi publicado em Esporte, Esportes, formula um, Pessoal e marcado , . Guardar link permanente.

3 respostas para Cadê a ética?

  1. Concordo em tudo o que disse pois no meu ramo a engenharia civil, é comum atitudes assim. Fiquei fora de uma obra por não compartilhar com ações anti éticas.

    Curtir

  2. Fernando disse:

    Ae amigão
    Pois e na vida todos os momentos somos submetidos a provas. Não inocento Massa ou Alonso mais se hoje a Ferrari pinta e borda na categoria se deve a uma fiscalização falha. a FIA prefere punir quem passa em cima de uma linha branca do que jogo de equipe ou punir quem faz uma ultrapassagem como aconteceu com Alonso e Kubica em Silverstone. Para termos uma F1 ética denovo temos que mudar a mentalidade dos dirigentes e pensar menos em dinheiro. Quem vai pagar R$ 450,00 em um ingresso sabendo que o melhor piloto que fez o melhor tempo que andou mais que o carro pode não ser o vencedor? Como isso é meio complicado temos é que torcer para não se repetir…

    Curtir

Os comentários estão encerrados.