Seção Retrô: Ayrton Senna e os 1000 km de Nürburgring

Estava fazendo uma pesquisa na net quando surgiu esse assunto em algum site que eu entrei. O assunto não é nenhuma novidade, pois já havia lido em algum outro lugar, mais recentemente no blog Sport Protótipos, do nosso amigo Joel. Só que a diferença é que eu nunca havia comentado sobre essa participação do Senna nos 1000 km de Nürburgring em 1984, prova válida pelo Campeonato Mundial de Esporte-Protótipos. Além de não comentar, eu não tinha fotos do acontecimento.

Para quem não sabe, Senna correu a prova com um Porsche 956 da equipe JOEST e tinha como companheiros de volante o francês  Henri Pescarolo, que já havia ganho 4 vezes as 24 horas de Le Mans  (inclusive naquele mesmo ano, um mês antes), e Stefan Johannson, que era considerado um rápido piloto. Na época, Senna já era considerado como a grande revelação do ano, ao lado talentoso alemão Bellof.

O 956 era um ótimo carro na época, mas o trio teria que disputar a prova contra dois carros de fábrica da Porsche, além de dois Lancias, e Porsches das Equipes Fitzpatrick, Kremer, Lloyd e Brun. Nos treinos, o trio só conseguiu marcar o 9° tempo e embora tivesse chovido, o carro do brasileiro perdeu oito voltas nos boxes, com problemas na suspensão e embreagem. Senna terminou a corrida em 8° lugar e depois disso nunca mais correu fora da Fórmula 1.

A simplicidade dos boxes de antigamente…

Anúncios
Esse post foi publicado em 1000 km de Nürburgring, Curiosidades, Esporte, Esportes, formula um, História, Históricos, Nurburgring, Pessoal, Porsche, Retrô, Seção Retrô, Senna e marcado , . Guardar link permanente.