Clima, a programação e o meu “chutão”

Wallpaper da FIA

Como todos aqui já devem saber, neste final de semana a F1 retorna as suas atividades em Spa-Francorchamps, na belíssima Bélgica. O tradicional circuito belga é bem legal e a maioria dos pilotos curtem as suas velozes curvas.

O circuito exige bastante do motor, já que os pilotos andarão 72% do tempo com o pé embaixo. Essa exigência “motorítica” é que vem preocupando o pessoal da Red Bull, que tem os motores Renault como ponto fraco do excelente carro. É bem verdade também que o motor não é tão ruim a ponto de comprometer. Por isso, acho que a Red Bull larga na frente, pois se dá muito bem em pistas com curvas de alta. Quem vence? Como sempre, um chute: Webber.

A McLaren vem com novidades aerodinâmicas para correr atrás do prejuízo e pode surpreender. A Ferrari, pelo histórico do que Kimi Raikkonen ano passado, também pode dar um pouco de pressão no time dos energéticos. A Renault apresentará seu duto frontal, o que pode fazer com que Kubica avance durante a prova e pode aparecer entre os cinco primeiros. Outros times, como a Williams, que apresentará novas asas, e a Force India, com o duto frontal, devem continuar aonde estão. O resto é resto.

Porém, temos dois fatores que poderão mudar a história da corrida. O primeiro deles é o novo teste de flexibilidade do aerofólio que a FIA vai realizar em Spa. Se Ferrari e Red Bull tinham asas fora do regulamento, eles tiveram que projetar novas peças e isso pode comprometer a eficiência dos seus carros.

O outro fator de pode enrolar o meio de campo das equipes é a chuva. De acordo com os canais meteorológicos, sexta-feira estará parcialmente nublado nas duas sessões de treinos livres e a temperatura deve variar entre os 12 e os 17ºC. No sábado também deverá ficar nublado, com possibilidade de chuvas concentradas para o final do dia. As marcas oscilam entre os 12 e os 18ºC.<

Para o dia da corrida, domingo 29, existe a possibilidade de chuva ao longo do dia, incluindo o horário da corrida. A estimativa de possibilidade de precipitações está avaliada em 60% (olha que frase bonita que usei!) . A mínima deve ser de 11 e a máxima de 17º.

Segue a programação:

Sexta-feira, dia 27

1º treino livre: Das 5h às 6h30
2º treino livre: Das 9h às 10h30

Sábado, dia 28
3º treino livre: Das 6h às 7h
Treino oficial: Das 9h às 10h

Domingo, dia 29
Corrida: às 9h

Pode clicar no circuito que a imagem é maior e tem alguns detalhes da pista.

Abraços

Anúncios
Esse post foi publicado em Bélgica, Esporte, Esportes, formula um, Notícias, Notcias, Programação, Spa, Treino, Treinos e marcado , . Guardar link permanente.