WRC – 2ª vitória de Ogier na temporada

Ogier venceu pela segunda vez neste ano. A primeira vitória foi em Portugal.

Quando parecia que os deuses da velocidade dariam a vitória a Petter Solberg, um dos amortecedores do seu C4 foi pro espaço e a vitória acabou no colo de Sebastien Ogier. O piloto francês conquistou a sua segunda vitória neste ano, sendo a primeira pelo time principal da Citröen. Restou a Solberg um honroso segundo lugar. Vale lembrar que há anos um time privado não ganha uma etapa do mundial de rali e Solberg esteve muito perto de quebrar este tabú.

Logo no primeiro dia, Petter Solberg venceu três das oito especiais e construiu uma vantagem de 9s4 sobre o finlandês Mikko Hirvonen, da Ford. inclusive, a montadora americana apresentou um bom desempenho durante o primeiro dia, com Hirvonen, Jari-Matti Latvala e Henning Solberg vencendo quatro estágios.

Vencedor das duas especiais de abertura da competição, disputadas na quinta, Sébastien Ogier completou o primeiro dia em terceiro.

Petter Solberg andou muito neste final de semana, mas seu Citröen acabou quebrando no último dia.

Loeb estava apagado no Japão.

Hirvonen brigou pela vitória, mas acabou tendo problemas e terminou em quinto.

Latvala terminou em quarto, a 1s1 de Ogier. Já o C4 de Daniel Sordo apresentou problemas na transmissão, mas conseguiu se manter em quinto, logo à frente de Sébastien Loeb. O hexacampeão chegou a vencer a penúltima especial, mas ficou 54s5 atrás de Solberg. Henning Solberg foi o sétimo, com Matthew Wilson em oitavo. Federico Villagra e Kimi Raikkonen fecharam os dez primeiros.

No segundo dia, Petter Solberg manteve a primeira posição na tabela de tempos, mas Mikko Hirvonen havia descontado alguns segundos, fazendo com que a vantagem de Solberg caisse para meros 3 segundos. Inclusive, Solberg mostrou grande poder de reação, pois chegou a cair do primeiro para o quarto lugar, atrás de Jari-Matti Latvala e Sébastien Ogier, quando sofreu um problema pela manha.

É bem verdade que a recuperação do finlandês contou com a quebra do eixo do motor de Latvala e da queda de rendimento de Ogier ao longo do dia, mas nada disso tira o mérito do campeão de 2003, que venceu quatro dos oito estágios do sábado. Latvala ganhou um e Hirvonen, que manteve o segundo posto na classificação geral, também levou uma especial. O espanhol Daniel Sordo ganhou dois estágios do dia e continuou em quarto.

Latvala fez uma boa prova de recuperação.

Raikkonen andou sempre entre os dez mais rápidos, mas abandonou no último dia, depois de dar uma escapada da pista.

Dani Sordo teve problemas com seu Citröen e não pode brigar pelas primeiras posições.

A quinta posição ficou com Latvala, enquanto o líder do campeonato, Sébastien Loeb, estava tímido e não passou do sexto lugar. Henning Solberg terminou o dia em sétimo, logo à frente de Kimi Raikkonen, Federico Villagra e Jari Ketomaa.

No último dia, a disputa entre Solberg e Ogier foi de arrepiar, com o francês vencendo três especiais e pulando para o primeiro lugar antes mesmo do carro de Solberg apresentar problemas. A diferença era menor que 2 segundos quando Solberg teve o problema no amortecedor.

Na Ford o dia era de alegria e tristeza. Jari-Matti Latvala conseguiu uma boa recuperação e venceu duas especiais, terminando o rali na terceira posição no geral. Enquanto isso, Mikko Hirvonen caia na classificação em virtude de problemas no seu Focus WRC, terminando o rali apenas na sexta posição.

Daniel Sordo completou em quarto, seguido de Sébastien Loeb, vencedor de três dos oito estágios do último dia. Mesmo assim, o rali do Japão foi uma das etapas mais apagadas da sua vitoriosa carreira.

Villagra aproveitou o abandono de vários rivais e terminou em oitavo.

Henning Solberg comprovou o  um bom desempenho da Ford no pimeiro dia.

Jari Ketomaa foi o vencedor no SWRC.

Henning Solberg terminou em sétimo e Federico Villagra em oitavo. Jari Ketomaa, vencedor do SWRC, foi o nono e Martin Prokop completou o top ten. No PWRC, a vitória foi para Patrik Flodin.

A próxima etapa acontecerá na França, entre os dias 01 e 03 de outubro.

Esse post foi publicado em C4, Citröen, Esporte, Esportes, Focus, Ford, Ford Fiesta S2000, Ford Focus, Hirvonen, Japão, Ketomaa, Latvala, Loeb, Notícias, Notcias, Ogier, Raikkonen, Raikonnen, Rally, Solberg, Sordo, Villagra, WRC e marcado , . Guardar link permanente.