Post Especial: Martini Racing Team – 2ª parte

Maquinário da Martini.

Como o tempo passa rápido e o blogueiro aqui é lerdo. Mês passado eu soltei a 1ª parte do post especial que eu fiz sobre as lendárias equipes que a Martini nos proporcionou. Esse tipo de publicidade lembra muito a equipe Hollywood aqui do Brasil e, mais recentemente, a Red Bull, que patrocina e tem equipes em vários eventos esportivos pelo mundo.

A história de hoje eu começo a partir de 1978, quando a Martini ficou fora da Fórmula Um. Enquanto isso, a equipe continuava com o programa de endurance ao lado da Porsche, tendo alcançado uma vitória nas 6 Horas de Silverstone com um 935/78 e um segundo lugar nas 24 Horas de Le Mans. Porém, neste mesmo ano, a Martini dava outro grande passo no mundo do automobilismo. Ela estava de volta ao Campeonato Mundial de Rali, participando do Safari Rally, com Waldegaard-Thorszelius e Preston-Lyall a bordo de um Porsche 911SC 3.0.

1979 foi um ano de pausa para a Martini. Ela retorna para a Fórmula Um, só que desta fez a fabricante italiana estava estampada nos carros e Colin Chapman. Embora tenham vencido o campeonato de 1978 com a Lotus 79, Mario Andretti e Carlos Reutemann não conseguiram vencer sequer uma corrida em 79. Dessa forma, a Martini desistiu da F1 mais uma vez e só voltaria a aparecer no mundial nos carros da Ferrari em 2006.

O Porsche 911 SC limpo para a sessão de fotos…

O 911 em ação em 1978.

Mario Andretti e a sua Lotus em 1979 em Silverstone: a parceria com a Lotus não obteve sucesso.

GP da Austrália 2008: o envolvimento com a Ferrari foi de 2006 até 2008.

Para 1980, a Martini se juntou com a Lancia, uma das parcerias de maior sucesso da história do automobilismo. Mas antes de colocarem seus carros no rali, a Martini faturou o Mundial de Endurance com o Lancia Beta Monte Carlo, na categoria até 2000 cilindradas. Além do apoio a Lancia, a Martini se associou a equipe Joest Racing e ficaram em 2º lugar nas 24 horas de Le Mans daquele ano.

Em 81 e 82, a Martini e a Lancia participaram de várias corridas: no Grupo 5 era o Lancia Monte Carlo, Grupo 6 estava o LC1 (que venceu o campeonato em 82) e no Grupo C estava o LC2. Destaque para os pilotos Teo Fabi, Michele Alboreto e Riccardo Patrese, que estiveram na Fórmula Um e pilotaram para a Lancia neste período. O envolvimento com as corridas em circuitos durou até a etapa de 86 das 24 Horas de Le Mans. Nesse período, a parceria fez uma dobradinha nas 6 Horas de Watkins Glen (81), vitória nas 6 Horas de Silverstone (82), vitória nos 1000 km de Nürburgring (82), dobradinha nas 6 Horas de Mugello (82). Ficou em segundo nos 1000 km de Fuji (82) e 1000 km de Brands Hatch (82); e terceiro lugar nos 1000 km de Spa (82).

Ainda em 82, o time de rali já dava o ar da graça, conquistando um terceiro lugar em Ciocco e Tour de France e uma vitória no Pace Rally e Aoeste. Era o início da saga de títulos no mundo dos ralis.

Lancia Monte Carlos nas 6 Horas de Watkins Glen de 1981.

1000 Km de Spa em 1982.

Em San Remo, pelo WRC de 1982: o vovô da foto só curtindo a poeira e a barulheira.

A parceria Lancia Martini começou a destruir seus concorrentes a partir de 83, conquistando o título de construtores com o Lancia 037. Depois disso, a parceira venceu etapas e conquistou títulos com o Delta S4 e com o Delta Integrale. Sagrou-se campeã do WRC no período 87-92 e venceu o mundial de pilotos em 87 e 91, com Juha Kankkunen, e 88 e 89 com Massimo Biasion. Henri Toivonen, Sérgio Cresto, Bruno Saby e Didier Auriol também pilotaram pela maior equipe de todos os tempos quando o assunto é rali.

A Martini só voltaria a participar do WRC em 1999, com a Ford. A parceria durou até 2002 e obteve várias vitórias, mas não conquistaram o título. Fato até curioso, já que os pilotos foram Carlos Sainz, Colin McRae e Markko Märtin. Vai entender…

A parceria com a Lancia terá um maior espaço num futuro post, só de wallpapers com os carros de rali.

A parceria com a Ford não obteve nenum título.

Mas antes da associação com a montadora americana em 99, em 1992 começou sua pequena saga no mundo dos carros de turismo. A Martini participou do Campeonato Italiano de 92 com a Alfa Romeo (o carro era o 155) e sagrou-se vencedora com Nicola Larini sendo o campeão entre os pilotos.

Depois do sucesso na Itália, a Alfa/ Martini participou do DTM até 1995, mas sem conseguir grandes resultados. Pilotos como Alessandro Nanini e Michele Alboreto estiveram no comando dos Alfas 155.

Lindos, mas não eram competitivos no DTM.

Espero que tenham gostado do resumo da saga da Martini no mundo do automobilismo. E fica a promessa de um post especial de wallpapers só com os carros de rali.

Abraços

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6 respostas para Post Especial: Martini Racing Team – 2ª parte

  1. Jair Lopes disse:

    A Alfa Romeu dominou sim o DTM com o modelo 155 V6,…… continua até hoje com o recorde absoluto de 38 vitórias….Audi….Mercedes e BMW, correr atrás desse resultado, mas mesmo assim estão longe dessas vitórias…….foram grandes conquistas……da Alfa Romeo em pista da Alemanha…. somente uma das provas é na Inglaterra…em Donington Park…

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    • Já haviam me avisado sobre isso, só que eu ainda não editei o texto, rsrsrs. Prometo que vou dar um jeito nisso.

      Obrigado pela visita
      Leandro Castro

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  2. Gilschukim disse:

    Fantásticas fotos …

    Mas o comentário ao Alfa 155 que participou no DTM está totalmente errado!

    A Alfa dominou no DTM o Alfa Romeo 155 V6 TI DTM é ainda hoje o carro detentor do número record de vitórias no DTM com 38 vitórias.

    Por exemplo em 1993 ano em que o Nicola Larini ganhou o campeonato a Alfa só não ganhou 2 corridas ganhando todas as outras!

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  3. Vaaalney disse:

    Eta que essa primeira foto foi a melhor do post xD

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