1º de todos? – Chico Landi

Tem se falado muito dos 40 anos do primeiro título de Emerson Fittipaldi, de como ele conseguiu a dramática vitória no GP de  Monza em 1972, que foi o brasileiro que abriu as portas para que outros seguissem seus passos e blá blá blá…. E isso tudo é verdade, claro, embora sempre tem alguns manés que fazem questão de diminuir o feitos e façanhas dos outros.

Mas vejo que uma grande maioria acha que ele foi o primeiro a chegar na F1, e isso não é verdade. O primeirão mesmo foi Chico Landi, que inclusive chegou a montar uma equipe, chamada de Escuderia Bandeirantes, nome bem brasileiro e bem sugestivo. A equipe foi criada em 1952 e contava com três Maserati A6GCM. Se eu não estiver enganado, os carros eram pintados de amarelo e as rodas, raiadas, de verde,  pois era a pintura nacional exigida pela FIA.

Na foto abaixo podemos ter uma ideia melhor de como eram os carros. Para quem não sabe, Landi é o de camisa azul, bigode e mão na cintura. Se colocasse um chapéu diria que era Santos Dumont.

Dizem, não tenho como conferir, que a foto aconteceu durante o Daily Express Trophy Silverstone, em 10/05/1952, e que Chico Landi chegou em 3º. Outros falam que essa foto aconteceu em 1951 durante o GP da Itália. Também tem uma quase lenda de que o carro da foto é uma Ferrari que foi comprada com apoio do governo brasileiro, que naquela época Getúlio Vargas comandava. Eu também acho que é uma Ferrari, mas não tenho mais dados.

Infelizmente o material que eu pude achar sobre essa grande história é bem pequeno e eu ainda não estou com tanto tempo assim de sobra. Portanto, para aqueles que sabem de algo, de algum link, foto ou qualquer outra coisa, favor ajudar deixando a sua contribuição aqui nos comentários.

Abraços

Esse post foi publicado em clássicos, Curiosidades, Esporte, Esportes, Ferrari, formula um, Landi, Maserati e marcado , , , , . Guardar link permanente.