Dio: 4 anos

Este post é bem pessoal, então me perdoem aqueles que não gostam de rock, de heavy metal e qualquer outra denominação que exista. Na verdade, eu acho que tudo é rock, mas com estilos diferenciados. Gosto de tal banda, de tal cantor(a) e acabou. Gosto desde Toto à Sepultura. Portanto, não sei usar todas as denominações, mas acho que sei o que é heavy metal.

E esse tal de Ronnie James Dio (se tiver intimidade, pode chamá-lo pelo seu nome: Ronald James Padavona) é uma das figuras mais expressivas do metal. E ele é bastante conhecido do meio porque ele teve uma banda com seu nome – Dio -, foi vocalista do Black Sabbath e, mais antigamente, do Rainbow (formado por alguns integrantes do Deep Purple). Como se não bastasse para ser um cara bacana, seu nome artístico foi inspirado num mafioso italiano, Johnny Dio e ele leva a fama de ter introduzido o símbolo da mão chifrada, simplesmente o maior símbolo do rock (e isso é bem bacana, porque ele fazia o símbolo por causa da sua avó, que também fazia o símbolo quando falada do coisa ruim, vulgo capeta).

Além de ter sido um ótimo interprete e fez músicas muito boas no Rainbow e no Black Sabbath, o seu primeiro disco solo, Holy Diver, é um dos álbuns que eu mais gosto e obra indispensável para conhecer melhor as características do heavy metal. Esta no meu top 10 com certeza e vale muito a pena vocês perderem uns 40 minutos para uma audição.

Dio faleceu há 4 anos, vítima de um câncer no estomago e a data não vai passar em branco. Neste mês foi lançado um ótimo álbum – “Ronnie James Dio: This Is Your Life” – em homenagem ao cantor, com participação do Kiss, Scorpions, Metallica, Motörhead, Biff Byford e muitos outros conhecidos. O lucro do álbum vai ser destinado para uma instituição que trata de pessoas com câncer, criada e administrada pela sua esposa e ex-empresária, Wendy.

Chega de papo. Depois da devida apresentação para quem não o conhecia, selecionei 4 videos para vocês conhecerem melhor o baixinho do metal. O primeiro é quando ele era o front man do Rainbow e é a música que vai agradar a maioria das pessoas. O segundo vídeo é de uma das músicas que eu mais adoro e é proveniente do primeiro disco solo dele. O terceiro vídeo é quando ele já havia sido e depois voltou a ser vocalista do Black Sabbath e o último foi um encontro com o pessoal do Deep Purple.

Aumente o som amigos, pois é rock de qualidade.

Anúncios
Esse post foi publicado em Clipe, Curiosidades, Dio, Pessoal, Rock, Super Video e marcado , , . Guardar link permanente.