Maserati – 100

Maserati-logo-5No dia 1º de dezembro de 1914 foi criada umas das marcas de maior prestígio no meio automobilístico, a Maserati. Criada pelos irmãos Ettore, Ernesto, Alfieri, Mario e Bindo Maserati, eles tinham como objetivo a preparação de motores e fabricação de velas de ignição. Já o famoso logo em forma de tridente foi criado por Mario, inspiração vinda da estátua de Netuno fincada em uma praça da cidade de Bolonha.

A primeira aparição da marca no mundo das corridas aconteceu em 1926, quando foi apresentado o primeiro carro de competição criado pela fabrica. Batizado de Type 26, o carro venceu logo de cara a tradicional Targa Florio daquele ano. No final da década de 20 o piloto de competição Borzacchini, estabelece, com este modelo, um recorde mundial de velocidade (246.029 Km/h) feito que dá reconhecimento e publicidade à marca.

A Maserati também tem na estante de troféus duas vitórias nas 500 Milhas de Indianapolis, conquistadas em 1939 e 1940. Porém, as maiores vitórias aconteceram na F1. Com um total de 15 vitórias na principal categoria (alguns chegam a creditar 32 vitórias ao time italiano), suas baratinhas ajudaram Fangio a conquistar 2 títulos mundiais, mesmo sofrendo a grande concorrência da Alfa e Ferrari.

juan-manuel-fangio-mega-galeri-31

juan-manuel-fangio-mega-galeri-29 Maserati 250F Wilburn-Shaw-in-car maerati-8ctf-boyle-special-01

Mesmo com a conquista de Fangio em 1957, a montadora foi forçada a abandonara as competições esportivas em virtude da delicada situação financeira por qual passava.

A marca só voltaria a ter grande projeção nas competições quando a Fiat adquire a marca, criando inclusive um campeonato para os seus carros, o Trofeo Maserati. Houve até mesmo uma versão tupiniquim desse certame. Nesta mesma época a Maserati participou do finado FIA GT (que hoje tem outro nome) com a super Maserati MC 12 GT1, que teve sua história contada aqui no Fórmula Total.

Além de um grande sucesso nas pistas, a marca também é reconhecida pela beleza de seus carros, fazendo grande sucesso entre os entusiastas. Destaque para o 3500GT, primeiro carro produzido pela marca em 1957. Em seguida vieram Sebring (62), Mistral e a série Quattroporte (63).

Nesta mesma década de 60 a marca acaba sendo vendida para a francesa Citröen, mais precisamente em 1968. Com os franceses no controle, eles lançam em 71 o modelo Bora (Merak) durante o salão de Genebra. Na mesma década ainda foram lançados os modelos 420 e, dois anos mais tarde, o modelo Spyder. Outros modelos foram introduzidos ao longo dos anos, mas a marca já não tinha mais o glamour de antigamente.

A Maserati só voltaria a velha forma depois que a Ferrari adquiriu 50% da marca e assumiu o controle da montadora. Houve uma renovação da fábrica e o lançamento de uma série de modelos bem sucedidos, resgatando o prestígio que a marca havia perdido.

Abaixo segue galeria de fotos retiradas de vários encontros promovidos por proprietários de carros da marca e de outras marcas também. Espero que curtam.

1083565-1536 1083759-1536 1083918-1536 1084019-1536 1084103-1536 1084120-1536 1084217-1536 1084550-1536 1084631-1536 1084659-1536 1084806-1536 1089036-1536 1089042-1536 1092130-1536 1092181-1536 1092337-1536 1092346-1536 1092778-1536 1092781-1536 1093025-1536 1093172-1536 1093238-1536 1095373-1024 1095378-1024 1095381-1024 1095391-1536 1095392-1536 1095395-1536 1095401-1536 1095403-1536 1095405-1536 1095407-1536 1095408-1536 1095506-1536

Abraços!!

Anúncios
Esse post foi publicado em 500 milhas, Curiosidades, Esporte, Esportes, formula um, Indianápolis, Indy, Maserati, Maserati Alfieri, Maserati MC 12 GT1 e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.