Os mais bonitos carros da F1 – 1ª parte

Acho que eu já fiz umas duas listas dos carros mais esquisitos, estranhos, feios, bizarros que já andaram na Fórmula Um. Foram listas difíceis de criar, pois muita coisa já recebeu rodas, um motor e foi colocado para correr nas pistas. Portanto, já era hora do blog colocar uma pequena lista dos carros que o editor (neste caso, sou eu mesmo) considera ser os mais bonitos já feitos e que participaram da Fórmula Um.

Como toda lista, essa vai faltar alguns carros e outros carros alguns poderão achar uma maldade minha coloca-los no mesmo patamar de outras beldades. Como é pura questão de gosto pessoal, eu já admito que essa lista poderá sofrer variações de acordo com o gosto dos meus 6 leitores.

Outra coisa que eu gostaria de dizer antes de colocar os carros, a lista não vai dizer qual é o mais ou menos bonito. Além disso, não colocarei muitos detalhes dos carros, pois ficaria enorme o post. E para deixar um certo mistério no ar (e me dar menos trabalho), vou dividir a lista algumas partes.

Dito isso, vamos aos escolhidos:

Ferrari 375 F1

Temporadas: 1950 e 1951

Vitórias: 3

Principais Pilotos: Luigi Villoresi, José Froilán González, Alberto Ascari

Fernando Alonso Drive Ferrari 375 F1 car

Fernando Alonso Drive Ferrari 375 F1 car

Tudo o que eu disser sobre a Ferrari vai soar como clichê, então eu peço perdão para vocês. A equipe mais tradicional da história da Fórmula Um terá a honra de abrir a nossa lista de bólidos bonitões.

O 375 F1 é uma evolução do modelo 275, que usava um motor de menor cilindrada, de 3,3 litros. A diferença de potência nem é tão grande assim, mas a forma como o motor de 4,5 litros V12 se comportava acabou dando ao 375 a competitividade que faltava ao seu antecessor. Entregando mais de 350 cv nas rodas, o carro de 720 kg atingia a máxima de 312 km/h e foi capaz de dar a primeira vitória da Ferrari na categoria, no Grande Prêmio de Silverstone em 1951. O piloto em questão foi José Froilán González. As outras duas vitórias foram conquistadas por Ascari em Nürburgring e Monza. No total, os pilotos da Ferrari subiram 14 vezes no pódio.

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Este mesmo modelo foi modificado para participar da tradicional 500 milhas de Indianapolis. Porém, de acordo com as minhas fontes, ele abandonou a corrida na volta 40 por problemas nas rodas. Um fato que eu achei estranho, mas….

Um fato curioso desse modelo é que ele também foi conduzido por Chico Landi, no GP da Itália de 1951. Porém, o grande Chico não pilotou pela Ferrari, mas como piloto particular, digamos assim.

Ouçam o som da criança em movimento.

Alonso testando a relíquia

 

Mercedes-Benz W196

Temporadas: 1954 e 1955

Vitórias: 9

Principais pilotos: Juan Manoel Fangio e Stirling Moss.

1954 Mercedes W196. Juan Manuel Fangio drove a W196 during the 1954 World Drivers Championship (Photo by National Motor Museum/Heritage Images/Getty Images)

1954 Mercedes W196. Juan Manuel Fangio drove a W196 during the 1954 World Drivers Championship (Photo by National Motor Museum/Heritage Images/Getty Images)

Munido de um motor de 8 cilindros em linha, 2.5 litros e desenvolvendo cerca de 250 cv, essa lenda automotiva foi a primeira flecha de prata que a Mercedes construiu depois da Segunda Grande Guerra. Deu a Fangio 2 títulos mundiais e colecionou 9 vitórias em 12 provas disputadas.

Outra curiosidade sobre o W196 é que ele tinha uma segunda configuração de carroceria, chamada de streamliner. Essa configuração foi utilizada durante as corridas mais velozes, como o GP de Monza. E o público adorava as suas curvas aerodinâmicas. Além disso, foi esse modelo que deu origem aos carros da Mercedes para as provas de longa duração.

Em 2013, um dos modelos utilizado pelo mago argentino foi vendido em um leilão pela bagatela de US$ 29,6 milhões.

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E o som?

Olha como eram as corridas….

 

Eagle MK1

Temporadas: 1966, 1967 e 1968

Vitórias: 1

Principais pilotos: Dan Gurney, Phil Hill, Bruce Mclaren

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O belo modelo pintado de azul, com faixas e a entrada de ar em branco, foi uma escolha difícil entre os seus pares da década de 60. Todos eles eram bastante parecidos e isso dificultou um pouco a minha escolha. As Lotus verde com faixa amarela também são muito bonitas, mas a minha escolha recai justamente pelo carro menos vencedor.

Projetado por Len Terry e Dan Gurney, inicialmente utilizou motores de 4 cilindros Climax, de 2,7 litros. Posteriormente, esse motor foi substituído por um poderoso V12 produzido pela Weslake. O motor de 3.0 litros produzia cerca de 370 cv, chegando a entregar 400 cv no final de 1966. Em 1967 foi a melhor temporada da equipe, que foi coroada com uma vitória no GP da Bélgica.

O problema todo é que esse modelo não tinha a confiabilidade necessária para ser um vencedor. Por isso, os números oficiais são um pouco tímidos: 26 corridas em três temporadas, uma vitória, dois pódios, duas voltas mais rápidas, conquistando 17 pontos no total. Para dar uma melhorada nesses números, vamos computar a outra vitória que ocorreu em 1967, no GP dos Campeões realizado em Brands Hatch. Porém, foi uma corrida extra-campeonato.

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Lógico que temos vídeo da fera!

Como foi a vitória?

 

Esses foram os três primeiros escolhidos para a nossa mini-série. Espero que tenham gostado das escolhas. Daqui uns dias sai a segunda parte.

Abraços

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